Seeding, Press Kit e Kit Corporativo â VocĂȘ sabe a diferença?
- Claudia Lets Box
- 25 de abr.
- 2 min de leitura

Enviar kits criativos com lançamentos e novidades para jornalistas Ă© uma prĂĄtica bastante antiga no mercado de assessoria de imprensa. Na Ășltima dĂ©cada, os influenciadores entraram na lista de recebimento dessas açÔes e passaram a exigir ainda mais criatividade das agĂȘncias. JĂĄ o kit corporativo sempre esteve presente nas empresas para celebração de datas comemorativas, chegada de novos colaboradores, aniversĂĄrios, entre outros momentos. Com a chegada da pandemia, esses kits tornaram-se ainda mais corriqueiros. Mas vocĂȘ sabe qual a diferença entre eles?
đ± Seeding
Na tradução literal, a palavra significa semear. Ă muito parecido com o press kit, mas com foco nos influenciadores digitais. Como o prĂłprio nome jĂĄ sugere, o objetivo do seeding Ă© semear uma informação â normalmente lançamentos, produtos ou campanhas â entre os criadores de conteĂșdo na internet. Aqui, um kit criativo Ă© fundamental para gerar visibilidade, jĂĄ que esses profissionais costumam receber diversos produtos apresentados das formas mais criativas possĂveis. Com esse tipo de ação, Ă© possĂvel engajar o influenciador de forma espontĂąnea e tambĂ©m criar uma relação mais prĂłxima com ele.
đŠ Press kit
Como o prĂłprio nome jĂĄ diz, Ă© um kit para a imprensa. O objetivo principal do press kit Ă© apresentar um lançamento ou novidade para jornalistas. AlĂ©m disso, ele possibilita a experiĂȘncia do jornalista com o produto ou conceito que a marca estĂĄ lançando. Aqui, o kit criativo Ă© importante, mas nĂŁo fundamental, jĂĄ que o foco principal Ă© permitir que o profissional avalie o que recebeu e, entĂŁo, escreva sobre o tema. O press kit tambĂ©m Ă© uma ferramenta de relacionamento entre as agĂȘncias e as redaçÔes jornalĂsticas.
đŒ Kit corporativo
Esse tipo de kit jĂĄ existe nas empresas hĂĄ muitos anos. Diferente do press kit e do seeding, ele Ă© totalmente voltado para os colaboradores. Com o objetivo de gerar engajamento e promover a sensação de pertencimento, os kits criativos estĂŁo cada vez mais em alta. Desde os jĂĄ conhecidos kits de final de ano, kits de aniversĂĄrio, kits de Dia das MĂŁes e de Dia dos Pais, atĂ© os criados recentemente para atender Ă demanda da pandemia â como o kit happy hour ou a festa na caixa â, todos seguem o conceito e a comunicação da empresa, e visam engajar ainda mais os colaboradores. Ter um kit criativo nesse tipo de ação faz toda a diferença, jĂĄ que a maioria das empresas ainda aposta em itens mais bĂĄsicos, como cadernos e canecas.