Seeding, Press Kit e Kit Corporativo – Você sabe a diferença?
- Claudia Lets Box
- 25 de abr.
- 2 min de leitura

Enviar kits criativos com lançamentos e novidades para jornalistas é uma prática bastante antiga no mercado de assessoria de imprensa. Na última década, os influenciadores entraram na lista de recebimento dessas ações e passaram a exigir ainda mais criatividade das agências. Já o kit corporativo sempre esteve presente nas empresas para celebração de datas comemorativas, chegada de novos colaboradores, aniversários, entre outros momentos. Com a chegada da pandemia, esses kits tornaram-se ainda mais corriqueiros. Mas você sabe qual a diferença entre eles?
🌱 Seeding
Na tradução literal, a palavra significa semear. É muito parecido com o press kit, mas com foco nos influenciadores digitais. Como o próprio nome já sugere, o objetivo do seeding é semear uma informação — normalmente lançamentos, produtos ou campanhas — entre os criadores de conteúdo na internet. Aqui, um kit criativo é fundamental para gerar visibilidade, já que esses profissionais costumam receber diversos produtos apresentados das formas mais criativas possíveis. Com esse tipo de ação, é possível engajar o influenciador de forma espontânea e também criar uma relação mais próxima com ele.
📦 Press kit
Como o próprio nome já diz, é um kit para a imprensa. O objetivo principal do press kit é apresentar um lançamento ou novidade para jornalistas. Além disso, ele possibilita a experiência do jornalista com o produto ou conceito que a marca está lançando. Aqui, o kit criativo é importante, mas não fundamental, já que o foco principal é permitir que o profissional avalie o que recebeu e, então, escreva sobre o tema. O press kit também é uma ferramenta de relacionamento entre as agências e as redações jornalísticas.
💼 Kit corporativo
Esse tipo de kit já existe nas empresas há muitos anos. Diferente do press kit e do seeding, ele é totalmente voltado para os colaboradores. Com o objetivo de gerar engajamento e promover a sensação de pertencimento, os kits criativos estão cada vez mais em alta. Desde os já conhecidos kits de final de ano, kits de aniversário, kits de Dia das Mães e de Dia dos Pais, até os criados recentemente para atender à demanda da pandemia — como o kit happy hour ou a festa na caixa —, todos seguem o conceito e a comunicação da empresa, e visam engajar ainda mais os colaboradores. Ter um kit criativo nesse tipo de ação faz toda a diferença, já que a maioria das empresas ainda aposta em itens mais básicos, como cadernos e canecas.



