Por que fazer um press kit?
- Claudia Lets Box
- 24 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de abr.

Se você chegou aqui de paraquedas e ainda não tem certeza do que é um press kit, volte dois posts e descubra o que é essa poderosa ferramenta de comunicação. Neste post, vamos falar sobre a importância do press kit na divulgação de produtos, empresas e marcas — e também no relacionamento com a imprensa.
Criado há muitos anos, o press kit tem como objetivo principal apresentar uma novidade, serviço ou produto à mídia. O material, geralmente um kit criativo, busca impactar jornalistas das editorias de interesse da marca, oferecendo uma experiência ou contato direto com aquilo que está sendo lançado.
Frequentemente, esse tipo de abordagem desperta o interesse imediato do jornalista em escrever sobre o tema, o que torna o press kit uma das ferramentas de melhor custo-benefício. Isso porque conquistar espaço em uma grande mídia, sem que seja de forma espontânea, pode representar um investimento altíssimo. Já o press kit exige um custo muito mais acessível — e ainda mira na conquista de um espaço editorial autêntico, assinado por um jornalista, o que gera ainda mais relevância para sua marca.
Apesar de a criatividade do kit ser um diferencial, ela não é obrigatória. O principal objetivo é permitir que o jornalista avalie o que recebeu e, a partir disso, decida se vai escrever sobre o assunto. O press kit também é uma excelente ferramenta de relacionamento entre agências e redações jornalísticas.



